Como a Incontinência Urinária afeta dos homens ?

Atualizado: Mar 25

Por conta das implicações negativas gerada pela incontinência urinária diante a uma cultura social onde o homem é pressionado a manter uma postura considerada “máscula” esse estigma muitas vezes o impede de procurar assistência médica e é muito mais comum que se pensa, pois afeta diretamente a autoestima e no relacionamento íntimo.

A Incontinência Urinária pode afetar homens de todas as idades.


Comparando a incidência da incontinência urinária entre homens e mulheres de 50 anos, é menor nos homens, estimando-se que no Brasil a população masculina represente 25% dos casos. Esta incidência masculina aumenta com a idade, mas também está relacionada a outras enfermidades, como inchaço da próstata, câncer de próstata e condições neurológicas, como a doença de Parkinson e de Alzheimer. Em menor extensão, a presença de diabetes, excesso de peso, assim como outros fatores de risco, aumentam as chances de incontinência no público masculino.

No homem, a incontinência urinária de esforço (IUE) ocorre, sobretudo, após uma cirurgia de próstata, embora não seja desconhecida em outras circunstâncias, e consiste na perda involuntária de urina durante uma atividade como tossir, correr, saltar etc., diferindo de pessoa para pessoa. Enquanto a incontinência urinária de urgência (IUU) que é definida como perda involuntária de urina acompanhada de uma vontade forte de urinar, muitas vezes envolve inchaço da próstata ou hipertrofia prostática benigna (HPB), obstrução ou outro processo cirúrgico como a ressecção do intestino. O termo incontinência mista aplica-se quando ambos os sintomas estão presentes.



É importante dizer que a IU pode ser completamente aceitável para alguns homens como um resultado esperado de uma cirurgia de próstata, mas para outros a ansiedade devido à perda urinária limita o contato social. A restrição do contato social, por sua vez, leva à percepção de uma vida pessoal fora de controle devido à diminuição da realização de atividades diante dos transtornos e incômodos desencadeados.


OBS: O maior fator de risco para a incontinência de urgência é o aumento de volume de um órgão (por exemplo, HPB) e cirurgia anterior.


Muitos se recuperam da incontinência por completo mediante um tratamento adequado e eles são sugeridos para uma incontinência sem complicações, ou seja, sem incontinência recorrente ou incontinência associada a dor, infecção, ou cirurgia pélvica radical. Para isso, recomenda-se que consultem um urologista. A qualidade de vida deve também ser avaliada para determinar o impacto da incontinência no indivíduo e, ao mesmo tempo, avaliar a mobilidade e o acesso ao banheiro.


Modificações no estilo de vida que auxiliam no tratamento da IU


• Reduzir o peso, que causa maior pressão abdominal, e parar de fumar, que causa maior tosse e consequente perda de urina.

• Evitar a cafeína e bebidas gaseificadas, que podem irritar a bexiga, bem como bebidas alcoólicas.

• Proteções para incontinência (em forma de absorvente ou roupa íntima) podem ser utilizadas durante o diagnóstico e o tratamento e para aumentar a confiança durante períodos de estresse.


Como a fisioterapia atua na incontinência urinária no homem?


A fisioterapia destaca-se como um recurso facilitador do processo de recuperação, e, em muitos casos, pode garantir a continência urinária. A abordagem fisioterapêutica inclui: treinamento dos músculos do assoalho pélvico, biofeedback, eletroestimulação e/ou uma combinação desses métodos, devendo associá-los às modificações no estilo de vida, exercícios físicos e treinamento da bexiga. Homens também podem se beneficiar com o fortalecimento do períneo tem como finalidade melhorar a eficácia do esfíncter uretral durante os períodos de aumento da pressão intra-abdominal. Você pode ter todos os benefícios da fisioterapia em nossos atendimentos presenciais na unidade Tijuca.

Conheça também nossos outros serviços na página da MA Bem Estar e Saúde ou nas aulas on line na página da Fazendo Pilates em Casa.

Quer saber mais sobre nossos cursos de capacitação? Acesse www.macursos.com.br e conheça nosso curso de Capacitação profissional em Pilates.

#pilates #pilatesparaemagrecer #josephpilates #pilatesnador #pilatesdeverdade #pilatesemcasa #osteopatia #fisioterapia #dor #dornacoluna #tratamento #rpg #terapiamanual

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Ligue agora

Fixo - 21-4108-6305 

WhatsApp: 21 98281-5525

Horário de Funcionamento
Segunda a Quinta  07:00 - 21:00

Localização
Tijuca 

Rua Barão de Mesquita 482, sobreloja - Em frente ao SESC - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

  • Facebook M.A Bem Estar e Saúde
  • YouTube M.A Bem Estar e Saúde
  • Instagram M.A Bem Estar e Saúde
Fale Conosco