Como conquistar seu cliente na sessão experimental?

A sessão experimental é a forma de conquistar novos clientes, por isso ela precisa de toda atenção e cuidado do profissional e uma metodologia especifica para que ela conquiste seus clientes! Uma sessão experimental possui 2 funções


A primeira função da sessão experimental é apresentar a técnica e a empresa ao seu cliente, e a segunda função é vender o seu serviço. Nunca se esqueça disse, ela não é um brinde, não é uma sessão extra e não é para ele te conhecer. A Sessão experimental é uma VENDA!! Agora me responde uma coisa? Você sabe usar a sessão experimental a seu favor?



As sessões experimentais ganharam uma importância significativa no mercado do Pilates, elas trouxeram a possibilidade de apresentar o seu serviço ao cliente e conquistá-lo. Há 20 anos atrás em 2000 quando o pilates começou sua expansão pelo mundo poucas pessoas sabiam o que era esse método tão revolucionário. E a sessão experimental foi uma forma de apresentar para a população o método Pilates.

Hoje em dia mais de 90% dos studios de Pilates do Brasil usam a metodologia de uma sessão experimental gratuita e a maioria das pessoas fazem 2 ou 3 sessões experimentais antes de escolher aonde vai fazer suas sessões de Pilates. Com um número enorme de studios espalhados pelo Brasil, perto de 85 mil studios e mais de 400 mil instrutores, é viável e acessível à toda população visitar um ou mais estabelecimentos que oferecem o serviço de Pilates, seja perto de sua casa ou perto do seu trabalho.


Mas como conquistar esses clientes e mostrar que nosso atendimento é realmente especial? Como se destacar frente a tantos studios?

Um dos mais importantes artifícios que temos para se destacar nesse marcado em expansão são as sessões experimentais, elas nos possibilitam ter acesso direto ao nosso consumidor e nos dão uma chance ímpar de apresentar nosso produto em 1 hora de exibição.


Sabe quantos profissionais tem uma hora inteirinha para vender seu produto? Quase nenhum. Então como aproveitar ao máximo essa uma hora?

Muitas profissionais do Pilates não sabem o que fazer ou o que falar durante uma sessão experimental e é por isso que estou aqui hoje. Sou Bruna Mayer, fisioterapeuta e dona da MA Bem Estar e Saúde e FisioAll Clínica, com duas unidades na cidade do Rio de Janeiro, e tenho 11 anos de experiência como administradora do meu próprio studio, além de 15 anos de experiência com o método Pilates.


Depois de receber muitas dúvidas sobre o que fazer em uma sessão experimental e como conquistar novos clientes resolvi compartilhar com vocês o que eu venho adotando nesses anos de trabalho e o que eu aprendi depois de ter errado muito na hora de montar minha sessão experimental.


Criei uma metodologia exclusiva, simples e eficiente que divide a sessão em 4 fases.



Você conhece as quatro fases da aula experimental?


- Fase 1 – Apresentação da técnica

O método Pilates foi muito difundido nos últimos anos por todo mundo, mas será que seu cliente sabe o que o PILATES DE VERDADE? Esse é o momento certo para você apresentar a ele, contar sobre a história do método, falar da importância dos princípios e fundamentos e falar sobre todos os benefícios que o Pilates pode oferecer para ele. Neste momento você deve focar em mostrar os diferenciais que o PILATES DE VERDADE pode trazer para a vida dele, como diferenciar o Pilates de qualidade e mostrar e eficiência do método.


- Fase 2 – Conquistando objetivos

Nesta fase você vai focar em dar o seu cliente o que ele quer. Sempre que uma pessoa procura um studio de Pilates ele vem com objetivos claros sobre o que ela está buscando ao fazer essas sessões. Esse é o momento de se dedicar a isso. Busque os objetivos de seus clientes. Escolha minuciosamente exercícios que o façam chegar aonde ele quer.

Imagina só: Seu cliente chega no studio buscando exercícios para se alongar e você sem pensar nesse objetivo dele só passa exercícios de fortalecimento, advinha o que vai acontecer! Você não alcançou os objetivos dele e ele não vai mais voltar até você.

Por isso a primeira coisa que se pergunta a um cliente assim que chega ao seu studio é:


Qual o seu objetivo principal com o Pilates?


Agora sim você já está munida de informações suficientes para escolher os exercícios daquele dia. Pegue esse objetivo e o separe conforme a Anatomia e a Biomecânica do método Pilates, escolhe os exercícios certos para dar ao seu cliente exatamente o que ele está buscando.


- Fase 3 – Conquistando a confiança do cliente

Neste momento você deve conquistar a confiança dele, fale sobre sua experiência com o método, como já conseguiu cuidar de outras pessoas, quais os ganhos que ele pode ter ao fazer as sessões com você, literalmente “Venda seu peixe”. É nesse momento que você precisa apresentar os diferenciais do seu trabalho, as vantagens que ele vai ter em fazer as sessões com você e o que você com todo conhecimento que tem pode fazer para melhorar a qualidade de vida dele.


Pronto agora sim você está pronto para fase 4:


Depois de apresentar as maravilhas do Pilates, depois de alcançar os objetivos do seu cliente e de mostrar para ele tudo que ele pode ganhar ao fazer as sessões de Pilates dele com você, você já o conquistou. Neste momento ele já está encantado e louco para começar logo as sessões com você porque ele sabe tudo que você pode fazer de bom para ele através do Pilates. Agora que ele já te quer e não vê a hora de começar as sessões, você está pronto para vender.


Fase 4 – Vendendo seu produto

Ao encerrar todo o processo da sessão experimental é hora de você vender o produto, mostrar para ele as facilidades de pagamentos, os pacotes e todas as vantagens financeiras que você pode oferecer. Mas não se esqueça de enfatizar o custo benefício. Lembre a ele tudo que ele ganhará ao fazer as sessões 2 ou 3 vezes por semana, quanto sua vida vai melhorar, adicione valor ao seu serviço.


Tudo aquilo que você teve uma hora para apresentar para ele agora tem um INVESTIMENTO e se você der valor ao seu trabalho seu cliente também dará.



Pronto! Missão cumprida, está na hora de marcar o dia que ele retorna para começar os seus atendimentos, não o deixe ir sem um feedback sobre a sessão experimental de hoje aproveite toda a empolgação que ele saiu dessa sessão para já marcar o seu retorno. O seu trabalho não termina, a sessão experimental foi só o primeiro passo para um relacionamento forte e duradouro. Afinal de contas você quer que ele volte, certo?


Não se esqueça, a sessão experimental é a melhor e maior chance de conquistar seu cliente, não desperdice, você precisa se dedicar 150% para que ela seja perfeita!!

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