Como fazer do Pilates uma atividade física?

Atualizado: Set 14

Atividade física x exercício físico

Vamos primeiro diferenciar atividade física de exercício físico?

Atividade física é todo movimento que fazemos sem uma programação definida, seja caminhar até o supermercado, arrumar a casa, brincar com o cachorro ou pegar as escadas ao invés do elevador. Por isso ela não deve ser menosprezada pois o sedentarismo e as facilidades da vida moderna (controle remoto, carro, delivery) podem trazer consequências nefastas à saúde. Exercício físico, no entanto, segue uma ordem e um padrão definidos com objetivos, duração, intensidade e frequência, respeitando a individualidade biológica de cada um e principalmente sob a supervisão de um profissional especializado que saberá quantificar esses fatores.

Pilates é um método composto por um sistema de exercícios que buscam promover uma melhora na força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora (ISACOWITZ, CLIPPINGER, 2013). Então Pilates é exercício físico!



Os exercícios de Pilates podem ser divididos em Pilates Original, Clássico, Contemporâneo e Pilates Criativo. Podendo ser realizado em aparelhos ou no solo (Mat Pilates), de forma presencial (nos studios) ou Pilates em Casa (Pilates on line).


Chamado inicialmente, pelo seu criador Joseph H. Pilates, de Contrologia por ser um exercício físico que requer atenção na respiração e foco na sua execução, o Pilates trouxe para o exercício físico um controle da mente sobre o corpo.

A conscientização do padrão respiratório durante a execução dos diferentes exercícios acaba por promover uma melhora na concentração, na capacidade respiratória e na ativação do power house (centro de força), musculatura muito importante para a estabilização da pelve e coluna vertebral. Por sua característica adaptável, pode ainda ser indicado para alunos iniciantes ou avançados, promovendo uma melhora no condicionamento físico tanto em indivíduos menos condicionados quanto nos mais condicionados fisicamente, os atletas.


Pilates na pandemia do Coronavírus


Recentes estudos sobre atividade física, nesta fase do coronavírus (NOGUEIRA et al,2020), mostram que exercícios físicos de intensidade moderada apresentam efeitos positivos no sistema imunológico melhorando a resposta imune contra infecções virais, sugerindo caminhadas, exercícios de mobilidade, força, coordenação motora, equilíbrio e alongamentos.

Sendo assim, obedecendo as regras de isolamento impostas pela pandemia, o Pilates em Casa ou Pilates on line surge como uma opção saudável, eficiente e segura de exercício físico neste período do COVID-19.


Você pode ter todos esses benefícios nas aulas presenciais na unidade Tijuca ou Centro, ou através das aula on line Fazendo Pilates em Casa.

Quer saber mais sobre nossos cursos de capacitação? Acesse www.macursos.com.br e conheça nosso curso de Capacitação profissional em Pilates.

#pilates #emagrecer #pilatesparaemagrecer #josephpilates #pilatesnador #pilatesdeverdade #pilatesemcasa #exercíciofísico #atividadefísica #pilateseexercício #covid19 #coronavírus #pilatesecovid

Ligue agora

Tijuca - 21-4108-6305 

Centro - 21-3169-2976

WhatsApp: 21 98281-5525

contato@mabemestaresaúde.com.br

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta  07:00 - 22:00

Localização
Tijuca 

Rua Barão de Mesquita 482, sobreloja - Em frente ao SESC 

Centro

Avenida FranKlin Roosevelt, 39

sala 805 

  • Facebook M.A Bem Estar e Saúde
  • YouTube M.A Bem Estar e Saúde
  • Instagram M.A Bem Estar e Saúde
Fale Conosco