Como fazer os exercícios de Pilates?

O Método Pilates teve um crescimento fenomenal após o ano 2000, pulando de 1,7 milhões para cerca de 10,6 milhões de praticantes em 2006, só nos Estados Unidos.


O Pilates é um sistema sofisticado de movimentos, com uma estrutura e um propósito. Na prática no mundo todo o Pilates virou uma das técnicas mais difundidas de exercício físico muito usados por bailarinos e atletas, já no Brasil resgatou um lado importante do método, entrando em uma linha de reabilitação. Hoje profissionais de educação física e fisioterapeutas dividem o mercado com os profissionais da dança, utilizando-o em formatos específicos direcionados para cada profissão. Seja como preparação física, prevenção de lesões, tratamento de reabilitação, pós cirúrgicos de diferentes lesões, reeducação Postural, entre outros objetivos.


Tipos de exercícios

Atualmente, podemos dividir a evolução dos exercícios de Pilates. Com o passar dos anos, com a ação dos Elders, a evolução da ciência e o uso da imaginação, os exercícios de Pilates sofreram diversas modificações. Algumas que respeitavam a metodologia original e outras nem tanto. Essa divisão pode hoje ser feita da seguinte forma:

- Pilates Original - Aquele criado pelo Joseph e catalogado a ponto de não sofrer nenhuma modificação. Infelizmente, Joseph só nos deixou um catálogo de exercícios registrado, seu livro Return to life through contrology, onde temos 34 exercícios de solo, com suas descrições, formas de execução, fotos e mais informações. Somente esses exercícios podem ser considerados originais.

- Pilates clássico – Além dos exercícios descritos no livro, Joseph teria deixado para Romana “cartões azuis”, pequenos cartões com descrição dos movimentos e sequencias de movimentos no solo e no reformer. Entretanto, esses cartões nunca foram registrados e segundo cada um dos Elders, Joseph os ensinava de formas distintas. Desta forma, devemos considerar Pilates Clássico, os exercícios ensinados pelos Elders, que teriam vindo de Joseph, mas com algumas modificações geradas por ele, ou por um de seus discípulos. Joseph ensinava conforme a necessidade da pessoa que estava diante dele e, como cada pessoa tem um corpo diferente, ninguém era ensinado do mesmo modo. Por isso, cada um de seus Elders passou a ensinar movimentos de formas diferentes.

- Pilates contemporâneo – Após a evolução da ciência, muitos dos exercícios clássicos foram mudando sua forma e configuração, tais como: a perda do imprinting abdominal, a pelve em posição neutra e muitos outros cuidados, que a ciência revelou, trouxeram pequenas mudanças para esses exercícios difundidos pelos discípulos de primeira geração de Joseph Pilates. Entretanto, a essência, os princípios e os exercícios em si, devem ser mantidos, havendo somente pequenas mudanças em suas execuções.

- Pilates criativo – Com a evolução e difusão do Pilates pelo mundo, o nome passou a ser conhecido e querido por muitos. Várias novas modalidades de Pilates surgiram, adaptações no ar, em superfícies instáveis, entre outras. Alguns exercícios foram aproveitados em partes para um processo de reabilitação e outros criados nos equipamentos e com os princípios sem nunca terem sido realizados antes. O mais importante dos exercícios criativos é que eles respeitem os princípios do método, usem os fundamentos do método e respeitem a ciência orientada para o método.

Como mantemos essa metodologia clássica em prática

Diferentes componentes trazem ao Pilates clássico um diferencial poderoso, proporcionando um vínculo entre a prática do exercício e os benefícios que ele trará para sua vida:

- Os exercícios ensinados em uma sequência que ajudam o praticante a desenvolver o equilíbrio do corpo.

- O trabalho de transições entre os exercícios, que auxilia a manter o princípio da fluidez dos movimentos, conectando um exercício ao outro e aumentando a resistência do praticante.

- A ordem dos exercícios se preocupa com fatores externos, tais como a ação da gravidade. Eles são iniciados deitados no solo e sucessivamente vão adotando outros posicionamentos até que fique em pé, aumentando, gradativamente, a pressão sobre as articulações e educando os músculos de forma progressiva.

- O sistema original é adaptável e acessível a maioria dos alunos, com evoluções que vão de iniciante ao avançado e cria exigências que podem até desafiar os corpos mais aptos.

- O Pilates estimula a busca por um objetivo, desafiando gradualmente o praticante a trabalhar o mais perto de um modelo ideal.

Para manter esse processo de aprendizagem clássica em nossos atendimentos é importante conhecer o Pilates em suas bases. Seus princípios e fundamentos trazem para o método o conhecimento corporal adequado para que os movimentos sejam feitos com a destreza que a Contrologia solicita, a associação dos princípios nos traz o conhecimento de corpo necessário para ativação integral de toda estrutura e buscar nos exercícios clássicos a movimentação correta nos conectará de forma precisa aos ensinamentos deixados por Joseph Pilates.

Por isso sempre que quiser trabalhar com qualidade dentro do método Pilates busque suas origens, leia os livros, faça curso com discípulos de 1, 2 ou 3 geração, mas saiba exatamente de onde está vindo a informação que você recebe. Pilates não é um monte de movimento “sem pé nem cabeça” é um sistema de exercícios com um propósito e isso deve ser respeitado e praticado. Isso e muito mais você aprende no Curso de Capacitação profissional em Pilates da MA Cursos.


Você pode ter todos esses benefícios nas aulas presenciais na unidade Tijuca ou Centro, ou através das aula on line Fazendo Pilates em Casa.


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