Como o Pilates contribui para os atletas

Pilates como parte do treinamento de atletas


Cada vez mais temos visto atletas de diferentes modalidades esportivas utilizando o Pilates como parte integrante do treinamento físico, objetivando com isso a melhora da performance ou a prevenção de lesões. Embora a comunidade científica acredite que ainda há a necessidade de maiores pesquisas voltadas para a área esportiva, estudos acerca da aplicação do Pilates neste segmento, tem mostrado ganhos na flexibilidade, força e condicionamento físico dos atletas (SANTOS, SCHUTZ, SCHUTZ, 2015).

Todo atleta necessita de uma excelente coordenação motora, equilíbrio, força e treinamento repetitivo do gesto esportivo, além de uma boa preparação mental para suportar as tensões e o estresse competitivos. Esses fatores podem levar, dependendo do desporto realizado, a desequilíbrios musculares, lesões musculoesqueléticas, alterações posturais e dores crônicas.

O trabalho com o Pilates vem com a intenção não só de tratar essas disfunções, mas também prevenir!


Pilates na prevenção de lesões nos atletas



O método Pilates tem se mostrado um aliado tanto na prevenção quanto na reabilitação de lesões desencadeadas pelo encurtamento muscular, melhorando a flexibilidade, a força e a redução da ativação muscular no pós-treino, com isso resultando em uma menor demanda muscular após um treinamento exaustivo. O método Pilates pode ainda ser direcionado de acordo com a especificidade esportiva, tornando o treinamento mais individualizado para cada modalidade seja ela futebol, vôlei, basquete, natação, balé, atletismo, surf, ciclismo, corrida dentre outras. Tudo isso ocorre por conta da fácil adaptação do método para exercícios indicados a todas as pessoas, e também exercícios de solo e nos equipamentos, onde alguns gestos desportivos podem ser imitados para melhorar a performance do atleta, como por exemplo no exercício Ski no Reformer, que Joseph Pilates criou para ajudar atletas a esquiar no gelo.

Além disso a ativação muscular do power house (reto abdominal, transverso, oblíquos, eretores da espinha, semiespinhal, multífidos, quadrado lombar, músculos do assoalho pélvico, glúteo máximo, diafragma), solicitado durante todos os exercícios, a conscientização corporal e postural, o trabalho respiratório (melhorando a capacidade respiratória), o foco e a fluência dos gestos, fazem do Pilates um pilar importante para todo treinamento esportivo. Os princípios do método tais como Concentração, Controle, Precisão, Fluidez e Respiração, se adaptam perfeitamente a disciplina dos atletas.


Pilates como tratamento em lesões de atletas



No Brasil o Pilates na reabilitação ganhou um grande aliado. Muitos fisioterapeutas encontraram no Método da Contrologia uma forma de trabalhar a reabilitação através do movimento (a cinesioterapia). Através de união dessas duas bases tão importantes: Pilates + Cinesioterapia nasce então o Pilates Terapêutico. Aquele orientado pelo fisioterapeuta para tratar lesões ou disfunções seja elas ortopédicas, traumatológias, neurológicas, reumatológicas ou posturais.

O atleta só se beneficia com esse trabalho tão direcionado e completo, que ao mesmo que o reabilita também prepara todo seu corpo para o movimento perfeito!


Seja o Pilates em Casa, o Pilates on line, o Pilates Terapêutico, o Pilates preventivo, essa técnica maravilhosa só vem a contribuir para todas as pessoas, de todas as idades, gêneros e necessidades!


Você pode ter todos esses benefícios nas aulas presenciais na unidade Tijuca ou Centro, ou através das aula on line Fazendo Pilates em Casa.

Quer saber mais sobre nossos cursos de capacitação? Acesse www.macursos.com.br e conheça nosso curso de Capacitação profissional em Pilates.

#pilates #emagrecer #pilatesparaemagrecer #josephpilates #pilatesnador #pilatesdeverdade #pilatesemcasa

83 visualizações
Ligue agora

Fixo - 21-4108-6305 

WhatsApp: 21 98281-5525

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta  07:00 - 21:00

Localização
Tijuca 

Rua Barão de Mesquita 482, sobreloja - Em frente ao SESC - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

  • Facebook M.A Bem Estar e Saúde
  • YouTube M.A Bem Estar e Saúde
  • Instagram M.A Bem Estar e Saúde
Fale Conosco