Como o Pilates pode ajudar no tratamento da osteoporose?

Atualizado: Mar 25

A osteoporose pode ser definida como uma doença metabólica do tecido ósseo que causa uma perda gradual de massa óssea, provocando alterações na microarquitetura do osso (REVISTA BRASILEIRA DE ORTOPEDIA, 2004). Essa baixa densidade mineral óssea torna o osso frágil e suscetível a fraturas.

As fraturas por compressão vertebral, do punho e do colo do fêmur são consideradas as mais comuns causadas pela osteoporose, afetando principalmente indivíduos idosos e mulheres no pós-menopausa (REVISTA BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA, 2017).


Osteoporose, o que fazer?


A prevenção é o melhor remédio em relação a osteoporose, através da ingestão apropriada de Cálcio e vitamina D, da nutrição adequada e da prática frequente de exercícios físicos. Após instalada a osteoporose não há reversão, no entanto, o tratamento clínico poderá retardar a progressão da doença. Os exercícios físicos resistidos, também tem se mostrado eficientes no controle e na prevenção da mesma, são exercícios realizados contra uma resistência, seja ela através de pesos, faixa elástica ou do próprio corpo. O tratamento deve ser multidisciplinar, com acompanhamento médico, nutricional, fisioterápico e profissional de Educação Física especializado.

Pucci, Neves e Saavedra (2019), ressaltam os benefícios da prática do Método Pilates por idosos, em relação a ganhos na flexibilidade, força, resistência muscular e equilíbrio, tão importantes para a prevenção de quedas e controle da doença.


Pilates e osteoporose pode?


Antes da indicação de qualquer exercício, deve-se realizar uma anamnese minuciosa objetivando o melhor direcionamento e adaptação dos mesmos, respeitando a individualidade de cada paciente.

Os aparelhos do Método Pilates apresentam molas que proporcionam resistência ao movimento, essa resistência pode ser aumentada ou diminuída de acordo com a necessidade do paciente. O Método Pilates quando praticado com regularidade pode promover a melhora da força muscular repercutindo de forma positiva para o aumento da massa óssea.

O Método Pilates realizado nos aparelhos, tais como Cadillac, Reformer Chair e Barrel, ou o Pilates de solo, contribuem para a melhora da resistência muscular, equilíbrio, coordenação motora e correção postural. A correção postural proporcionada através dos exercícios do Pilates, é de suma importância, visto que os pacientes diagnosticados com osteoporose, tendem a adquirir uma postura hipercifótica. Contudo, exercícios do Método Pilates aéreo são contra-indicados, para evitar sobrecarga desnecessária e risco de quedas ou fraturas.


Exercícios que podem ser realizados nos aparelhos ou no solo e suas funções :


No Reformer - 1)Footwork toes, heels e One leg bent, objetivando o fortalecimento de quadríceps, isquiostibiais, glúteos; 2)Footwork Running, alongamento de isquiostibiais e fortalecimento de tríceps sural.

Na Chair – Footwork (toes, heels, v position e metatarsical), trabalha estabilidade de tronco, quadríceps femoral e tríceps sural.

No Cadillac – Hug a tree, fortalecimento de peitoral e estabilidade de tronco.

No Solo (Mat Pilates) – Dead Bug, ativação do Power House e estabilidade do centro de força.



No Solo – Swan little, fortalecimento de paravertebrais, mobilizar coluna em extensão.



Pilates com acessórios (bola Suíça) – Stability Ball, controle de Power House.

Exercícios respiratórios em 1 ou 2 tempos – esses exercícios ativam o centro de força, auxiliando a postura e estabilidade da coluna vertebral.



Esses são apenas alguns exemplos, dentro do universo de exercícios existentes no Método Pilates, só deverão ser orientados e indicados por profissional qualificado, pois os exercícios supracitados apresentam especificações na sua execução. O fisioterapeuta saberá orientar e adaptar cada movimento para que seja realizado de forma segura, com a correta execução e sem compensações articulares ou musculares indesejáveis.


Você pode ter todos esses benefícios em nossos atendimentos presenciais na unidade Tijuca.

Conheça também nossos outros serviços na página da MA Bem Estar e Saúde ou nas aulas on line na página da Fazendo Pilates em Casa.

Quer saber mais sobre nossos cursos de capacitação? Acesse www.macursos.com.br e conheça nosso curso de Capacitação profissional em Pilates.

#pilates #pilatesparaemagrecer #josephpilates #pilatesnador #pilatesdeverdade #pilatesemcasa #osteopatia #fisioterapia #dor #dornacoluna #tratamento #rpg #terapiamanual

40 visualizações0 comentário