Como o Pilates surgiu?

Atualizado: Ago 10

O Pilates surgiu através do criador do Método de Contrologia Joseph Pilates nascido em 9 de dezembro de 1883, Joseph Hubertus Pilates, em München-Gladbach, próximo de Dusseldorf, cidade no Interior da Alemanha, na Prússia, mas só foi registrado no dia seguinte ao seu nascimento, dia 10 de dezembro. Joseph Hubertus Pilates nasceu em uma família muito pobre. Seu pai, Heinrich Friedrich Pilates, trabalhava longas horas como operário de metal, consertando as máquinas nas fábricas têxteis locais, além disso, era um dedicado ginasta de ascendência grega; e sua mãe, Helena Pilates, que antes do casamento também trabalhara em fábricas têxteis, era uma naturopata alemã.

Segundo de 8 filhos, muito se conta sobre a infância de Joseph. Sabe-se que não era uma criança forte e que seu pai o levara, ainda jovem, para o clube de ginástica. Sabe-se que era de uma família humilde, que por muitas vezes teve que mudar de casa, e que uma das possibilidades era que eles morassem em casas de barro, ainda em construção, e a habitavam até que o barro secasse e pudesse ser finalmente entregue a sua família de direito. Talvez nesta época, Joseph teria desenvolvido alguns problemas respiratórios devido à umidade presente nas casas em que habitou.


Como tudo começou?

Durante toda sua infância e adolescência, Joseph se interessou por exercícios físicos. Começou a estudar muito jovem. Em 1895, Joseph passara a limpar o jardim de um vizinho para que em troca pudesse desfrutar de sua biblioteca. Nesta época, ganhou de uma família de médicos, um atlas de anatomia, o que colaborou para seu interesse neste tema e influenciou ainda mais em suas escolhas. Pilates buscava entender o corpo humano, acreditava que o moderno estilo de vida, a má postura e a respiração ineficiente eram a raiz dos problemas de saúde, o que fez com que dedicasse sua vida a superar suas dificuldades e melhorar a sua saúde e força.

Entre 1895 a 1912 tornou-se autodidata e aprofundou seus conhecimentos em anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina oriental.

Desenvolveu-se tão bem fisicamente que, ainda aos 14 anos, foi usado como modelo para mapas anatômicos. Ele estudou o movimento e a boa forma física e se interessou por práticas orientais e ocidentais. Pilates adorava se exercitar e esquiar. Estudou e praticou Kung fu e o Qi gong para cultivar energia.

Além dos conceitos tradicionais orientais, Joseph Pilates também estudou:

- Exercícios Calistênicos;

- Culturas gregas e romanas em busca do equilíbrio e manutenção da saúde física e mental;

- Praticou boxe profissional, musculação e mergulho;

- Do circo, trouxe uma vasta bagagem de conhecimento e funcionamento do próprio corpo;

- Yoga.

Sua primeira formação foi em aprendiz de cervejeiro e, aos 17 anos. Após perder a mãe e dois irmãos, ele passou a trabalhar em pequenos circos e a viajar por várias cidades imitando estátuas gregas. Joseph foi ainda instrutor de auto defesa e boxe. Em 1912, Joseph migrou para a Inglaterra para trabalhar com boxe profissional e foi convidado a ensinar autodefesa à Scotland Yard (Polícia Inglesa Especializada).

No início de 1914, Joseph, na época um jovem cervejeiro viúvo, vai para Grã Bretanha em busca de emprego. Com várias tentativas fracassadas, resolve voltar às suas origens ensinando boxe e treinamento físico e vai trabalhar em um circo em Blackpool. Com a eclosão da 1ª Guerra Mundial, em 5 de agosto, foi considerado um "inimigo estrangeiro" e teve que se registrar em sua delegacia de polícia local, por ser alemão em terras Inglesas. É apreendido junto a outros alemães e enviado para Ilha de Man e posteriormente transferido para o centro de internação Knockaloe com mais de 16000 internos. O legado de Joseph Pilates

Joseph morreu em 9 de outubro de 1967, aos 84 anos. Deixou seu estúdio nas mãos de sua esposa Clara, que o manteve trabalhando até se aposentar em 1970. Deixou a discípula Romana Kryzanowska na responsabilidade de administrar o local, até seu fechamento definitivo em 1989 quando foi decretada sua falência, após ter mudado de local e ter tido outros dois donos.

O Método Pilates teve um crescimento fenomenal após o ano 2000, pulando de 1,7 milhões para cerca de 10,6 milhões de praticantes em 2006, só nos Estados Unidos.

O grande sonho de Joseph sempre foi conduzir todas as pessoas em busca de um corpo e mente que estivessem sempre conectados de forma harmônica, e que seu método se tornasse um estilo de vida, atingindo desde portadores de necessidades especiais até atletas de alto nível.

Joseph deixou um grande legado de estudo e dedicação o qual, seus discípulos, Elders, como ficaram conhecidos, levaram e levam por todo o mundo, até os dias atuais.

Os Elders foram a primeira geração dos discípulos diretos de Joseph e Clara Pilates. Clientes e aprendizes de Joseph, os Elders passaram cada um por um período junto a Joseph Pilates, onde aprenderam a como executar e, também, a ensinar a sua metodologia.

São eles: Hana Sakmirda, Carola Trier, Bob Seed, Joe Winter, Kathleen Stanford Grant, Lolita San Miguel, Mary Bowen, Ron Fletcher, Eve Gentry, Bruce King, Jay Grimes e Romana Kryzanowska.

Todos sem dúvida foram de grande importância para disseminar o Pilates em sua forma autêntica e engrandecer ainda mais o método com suas características individuais. Esses discípulos deixam até hoje um legado de muita ciência, pesquisa e prática com o método Pilates, e apesar de poucos estarem vivos, seus ensinamentos perpetuam pelas gerações seguintes.


Você pode ter todos esses benefícios nas aulas presenciais na unidade Tijuca ou Centro, ou através das aula on line Fazendo Pilates em Casa. Quer saber mais sobre nossos cursos de capacitação? Acesse www.macursos.com.br e conheça nosso curso de Capacitação profissional em Pilates.

#pilates #emagrecer #pilatesparaemagrecer #josephpilates #pilatesnador #pilatesdeverdade

30 visualizações
Ligue agora

Tijuca - 21-4108-6305 

Centro - 21-3169-2976

WhatsApp: 21 98281-5525

contato@mabemestaresaúde.com.br

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta  07:00 - 22:00

Localização
Tijuca 

Rua Barão de Mesquita 482, sobreloja - Em frente ao SESC 

Centro

Avenida FranKlin Roosevelt, 39

sala 805 

  • Facebook M.A Bem Estar e Saúde
  • YouTube M.A Bem Estar e Saúde
  • Instagram M.A Bem Estar e Saúde
Fale Conosco