Como tratar a osteoporose?

A osteoporose é uma doença osteometabólica que provoca a desmineralização óssea, ou seja, alterações em sua microarquitetura, levando a diminuição da massa óssea. 

Afeta mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo (S.C. Radominski, 2017), tendo como desfecho clínico a ocorrência de fraturas por baixo impacto a cada 3 segundos em 4,5% dessa população, de acordo com a Federação Internacional da Osteoporose (IOF). É considerada o segundo maior problema de saúde mundial, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares. 

De 1990 a 2050, o número de fraturas de quadril para mulheres e homens com idades entre 50 e 64 anos na América Latina aumentará em 400%. Para faixas etárias acima de 65 anos, o aumento será de impressionantes 700% (IOF). 

No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 10 milhões de brasileiros são afetados pela doença. 

Nas mulheres, esse desequilíbrio desponta a partir dos 35 anos de idade, devido as mudanças hormonais que acompanham a menopausa. Isso porque há uma queda acentuada do estrogênio, hormônio importante na fixação do cálcio no osso. Nesse caso, a doença é classificada como osteoporose pós-menopáusica.


Como a Osteoporose acontece em homens?


Nos homens, os ossos se mantém quase intactos até os 40 anos. Até porque a testosterona desacelera o desgaste ósseo, e ao contrário da ala feminina, suas taxas diminuem de pouco em pouco. 

Os poucos estudos realizados em homens no Brasil mostram que a prevalência de osteoporose na população masculina com mais de 65 anos é em torno de 15%, enquanto que a prevalência de fraturas fica entre 12 e 20% (Maeda, 2017). 

As taxas de mortalidade no ano seguinte a uma fratura de quadril são de 23 a 30% e são mais altas nos homens em comparação às mulheres (IOF). 

Os ossos mais acometidos por fraturas devido a osteoporose são: fêmur, coluna e punho. 

Como a osteoporose se desenvolve no nosso esqueleto ?


A estrutura do nosso esqueleto vive em constante renovação. Ganhamos massa óssea até os 20 anos de idade e perdemos com maior velocidade depois dos 40. 

Dois tipos de células estão envolvidas no ciclo de renovação dos ossos: 

- Os osteoclastos: promovem a absorção de minerais, eliminando áreas de tecido ósseo e criando umas cavidades.

- Os osteoblastos: por sua vez, são encarregados de preencher essas cavidades, produzindo ossos novos.



Quais os sinais e sintomas da osteoporose?

A osteoporose é conhecida como uma doença silenciosa, pois não provoca sintomas. 

Em geral o que ocorre é que somente após exames diagnósticos e complicações, como dores decorrentes de fraturas é que as pessoas passam a se preocupar. 

Como é feito o diagnóstico da osteoporose?


Radiografias não são um bom exame diagnóstico. O método de escolha para confirmar a doença é a densitometria óssea.


Como tratar a osteoporose através do exercício físico?

Por meio da contração muscular, o exercício físico transmite carga aos ossos, deformando-os, o que beneficia a densidade mineral destes. Desse modo, podemos afirmar que o exercício físico, quando combinado com a suplementação de cálcio, vitamina D e proteína, exerce efeitos bastante eficazes na melhoria da densidade mineral óssea (Borges, 2010). 


Menkes (1993) em seu estudo com homens de meia idade, sugere que o treinamento de força muscular pode estimular o remodelamento ósseo local, com aumento da formação óssea. 

Hawkins (1999) obteve como o principal achado no estudo com mulheres jovens, o treinamento com contração excêntrica se mostrando mais eficaz no aumento da DMO do que o treinamento com contração concêntrica.


Como o Pilates ajuda com o tratamento da osteoporose?


Em pacientes com osteoporose, o tratamento com pilates deve ter como objetivo, a fim de reduzir deformidade vertebral e risco de queda: 

- Minimizar a carga na coluna vertebral

- Promover postura e equilíbrio

- Aumentar a força muscular 

Estabilização dinâmica dos membros posteriores e superiores são parcialmente importantes para normalizar as forças mecânicas. A formação óssea só ocorrerá se o estímulo do exercício aplicado for superior ao estímulo habitual de carga imposta para o indivíduo. 




Você pode ter todos esses benefícios nas aulas presenciais de Pilates na unidade Tijuca ou Centro, ou através das aula on line Fazendo Pilates em Casa.

Quer saber mais sobre nossos cursos? Acesse www.macursos.com.br e conheça nosso curso de Capacitação profissional em Pilates, nossa Formação RPG RBC e muito mais!

#pilates #emagrecer #pilatesparaemagrecer #josephpilates #pilatesnador #pilatesdeverdade #pilatesemcasa #ostoporose #pilatesnaosteoporose

103 visualizações
Ligue agora

Fixo - 21-4108-6305 

WhatsApp: 21 98281-5525

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta  07:00 - 21:00

Localização
Tijuca 

Rua Barão de Mesquita 482, sobreloja - Em frente ao SESC - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

  • Facebook M.A Bem Estar e Saúde
  • YouTube M.A Bem Estar e Saúde
  • Instagram M.A Bem Estar e Saúde
Fale Conosco