De onde vem o método RPG – Reeducação Postural Global

Em 1889, o alemão Staffel, foi o primeiro autor a introduzir o conceito de tipologias da coluna vertebral no plano sagital, em 1902, Lovett começou a utilizar a "tecnologia fotográfica" para verificar as alterações posturais antes e após o tratamento. Outros tantos autores em muitos anos vêm falando de métodos de correção e análise da postura, como:

  • Therése Bertherat – anti-ginástica – método coletivo

  • Michael Nissand – Reconstrução Postural – ginástica de alongamento global

  • Serge Peyrot e Pierre Mignard - morfoanálise (MARP)

  • Philippe Emmanuel Souchard - Reeducação Postural Global (RPG)

  • Godelieve Denys-Struyf - Cadeias musculares e articulares (GDS) – Interpretação global dos tipos posturais baseado na Mézières.

  • George Courchinaux - Corpo e Consciência

  • Leopold Busquet. - Cadeias musculares

Mas foi com Françoise Mézières em 1947 que o Método Mézières, trouxe à tona os conceitos de Globalidade e cadeias musculares.



Qual método mais usado no Brasil?


No Brasil o método mais difundido foi a RPG de Philippe Souchard que usa basicamente o método Mézières salientando a importância de colocar todas as estruturas musculares simultaneamente em tensão.

Para colocar todas as estruturas posturais sobre tensão uma postura em Reeducação Postural Global constitui a súmula de todos os posicionamentos de estiramento e uma cadeia muscular.

A Reeducação Postural Global, tornou-se um famoso método de tratamento fisioterapêutico original e revolucionário, criado, após 15 anos de estudos no campo da biomecânica e ginástica postural, e a utilização de posturas em coluna neutra traz um trabalho de reeducação Postural mais ativo para o paciente e eficiente.

Muitas das disfunções musculoesqueléticas encontradas no corpo humano ocorrem como resultado de uma deficiência de adaptação, em que os mecanismos de compensação de auto-regulação atingem um ponto de exaustão de tal maneira a provocar então uma descompensação.

Desta forma, devemos identificar a deficiência de adaptação e a causa da disfunção músculo esquelética através da observação e análise da alteração da biomecânica, para só posteriormente tratar.


Como funciona o RPG-RBC ?



Reeducação Postural Global pelo Reequilíbrio da Biomecânica Corporal


A técnica desenvolvida para tratamento das principais alterações posturais como hiperlordoses, hipercifoses, retificações e escolioses e suas consequências como hérnia de disco e compressões neurais. O RPG – RBC surgiu após 10 anos de experiência em Reeducação Postural Global, e estudos que associavam as alterações postural e as anormalidades biomecânicas.

Tendo como base o conhecimento de cadeias musculares, método do campo fechado e técnicas de terapia manual, o RPG – RBC tem como objetivo trabalhar a postura de forma ampla, baseando-se nas alterações biomecânicas e fisiológicas sofridas pelo corpo.

Com o auxílio de uma avaliação postural criteriosa o terapeuta tem capacidade de determinar quais as causas das alterações, determinando desta forma uma melhor tratamento.

Usamos como base o conhecimento das cadeias musculares de Meizieres e Busquet, no método do campo fechado desenvolvido por Philippe Souchard, na contrologia de Joseph Pilates, no tratamento de tecido mole de Bienfait, na análise da biomecânica corporal, no conhecimento da anatomia e fisiologia postural, o RPG-RBC tem como objetivo a reeducação da postura através da avaliação e da análise dos desequilíbrios e compensações biomecânicas.

Assim as alterações biomecânicas são minimizadas através de técnicas de terapia manual como: pompages, traços miofasciais, tratamento do ponto gatilho, técnica de energia muscular (TEM), técnicas de terapia articular, e trabalhadas através de posturas estáticas que tratam a tensão das cadeias musculares.

Conseguimos desta forma tratar o paciente de forma global, com aceite e respeito as suas limitações e orientação ao controle de sua postura.


Para que possamos trabalhar de forma global precisamos entender o corpo de forma global.”


“O conhecimento da fisiologia muscular e postural, o conhecimento das cadeias musculares e o método do campo fechado serão essenciais para que consigamos definir as causas das alterações e responder com o melhor tratamento.”


41 visualizações0 comentário