Músculo Psoas Maior...onde fica? O que faz?!?

Atualizado: Mar 25

Agora, no blog da M.A Dentro do tratamento fisioterapêutico da coluna lombar, o músculo PSOAS MAIOR tem uma enorme importância clínica e a necessidade de avaliá-lo.



Mas afinal onde ele fica? O Psoas Maior é o único músculo que vai da lombar até o fêmur, sendo responsável por movimento na coluna lombar e membro inferior. Por isso, este é músculo essencial na marcha. O Psoas Maior se insere antero-lateralmente no corpo de L1 a L4. Se une com o músculo ilíaco na região interna da pelve, formando o músculo iliopsoas, se conectando no trocanter menor do fêmur.



O que ele pode provocar?


Uma disfunção do Psoas Maior pode gerar dor na região lombar, na região inguinal e na parte anterior da coxa. Também pode levar a alterações posturais como o aumento da lordose lombar, escoliose e uma falsa perna curta.


Como ele se relaciona com os outros órgãos?


Existem estruturas que se relaciona diretamente com o psoas maior. A mais importante é o diafragma, que se liga através do ligamento arqueado medial, na transição toracolombar.


Além do diafragma, precisamos prestar atenção também nos RINS. Quando ocorre a inspiração, os rins se movem para baixo usando o psoas maior como caminho. Por isso, dentro da Osteopatia, o psoas é conhecido como trilho dos rins, que são cobertos pela fáscia renal, uma película que se serve para proteção e sustentação. Ainda tem outras estruturas que se relacionam com o músculo Psoas maior, que são: ✔Aorta ✔Plexo lombar ✔Plexo sacral ✔Apêndice Falciforme ✔Ureter ✔Ovários

O primeiro passo de um tratamento

fisioterapêutico de sucesso é avaliação.


Como avaliar o psoas maior?


Paciente com disfunção no músculo Psoas Maior, pode ter histórico de infecção urinária de repetição e/ou ingestão excessiva de medicação gerando intoxicação.

Outro ponto a ser avaliado é entender como é a dor deste paciente. Quando a dor for muscular, aparecerá quando o músculo for solicitado e, no caso do Psoas Maior, a dor pode se manifesta quando se realizar flexão de coxa, flexão ou inclinação da coluna lombar. Agora, se a dor for constante haverá um componente visceral, provavelmente do aparelho urinário, podendo aumentar ou diminuir, mas ficando 24 horas. Na radiografia da coluna lombar, o músculo, que deveria não aparecer, quando está fibrosado, a imagem fica clara e larga, podendo ajudar no diagnóstico.


Como tratar o psoas maior?


O tratamento do psoas maior está na busca de identificar regiões específicas da coluna em disfunção como T12-L1. Encontrar e resolver infecções, principalmente urinária. Como conduta, dentro do pensamento osteopático, utilizo técnica de músculo energia, de bombeio e de alongamento.

O psoas maior é importante clinicamente e, independente da queixa, acredito que sempre deve ser avaliado para o tratamento ter sucesso.


Quer saber sobre osteopatia? Envie-nos sua pergunta! Venha para MA Bem Estar e Saúde, aqui a gente cuida de você por completo!

Desenvolvemos um novo programa de tratamento fisioterapêutico, o FisioAll.


FisioAll é um programa de fisioterapia avançada da MA Bem Estar e Saúde!

É a perfeita integração entre diferentes técnicas terapêuticas que tem como finalidade garantir o tratamento completo, inter e multidisciplinar dos nossos clientes, visando atingir resultados cada vez mais eficientes.


Nossos planos de tratamento associam técnicas conforme a orientação do profissional que fará sua avaliação e ainda de acordo com a sua escolha. Sendo possível mesclar as sessões de fisioterapia ambulatorial e Pilates e ainda realizar sessões de massagem relaxante, terapia manual, acupuntura e osteopatia, nossa equipe irá trabalhar unida para atingir os seus melhores resultados.

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo