O que é a escoliose?

Escoliose é derivada da palavra grega “SKOLIOSIS“, que significa curvatura. Quando usada na literatura médica, significa uma curvatura lateral da coluna vertebral. (SIZINIO et al, 2003)

A escoliose, em termos gerais, refere-se a qualquer curva lateral da coluna vertebral. Muitas vezes, desenvolvida na idade de 9 a 14 anos. A escoliose é considerada uma das alterações posturais mais comuns e que atinge cerca de 20% da população Infantil (Bienfat, 1995), 2 % da população mundial e é responsável por cerca de 400 cirurgias realizadas anualmente no Brasil.

Ela é um desequilíbrio estático, causada tanto pela alteração da fisiologia do tecido conjuntivo quanto da musculatura estática. A tensão do alongamento ósseo é responsável pelo crescimento em comprimento do conjunto músculo-aponeurótico. (BIENFAIT, 1995)

Além das alterações da coluna vertebral a escoliose pode também criar distorções na pélvis, da cintura escapular das e nas costelas.

“A coluna vertebral constitui o eixo ósseo do corpo e está constituída para oferecer a resistência de um pilar de sustentação, mas também a flexibilidade necessária à movimentação do tronco” (DANGELO & FATTINI, 2006).

O eixo vertebral possui elementos musculares e ligamentares que unidos, possibilitam a flexibilidade da coluna vertebral. Qualquer alteração das cinturas escapular e/ou pélvica reflete na coluna vertebral, que se adapta ativamente à posição, graças à regulação automática do tônus (KAPANDJI, 2000).


Quais as dimensões da escoliose?


Muitos estudiosos já escreveram sobre a escoliose e cada um deles apresentou uma visão sobre a sua dimensionalidade:

Philippe Souchard falou sobre a escoliose: “A escoliose caracterizada é uma deformação quadridimensional da coluna vertebral.”


Onde essa quadridimensionalidade é dividida em:


- dimensão ântero-posterior -- no movimento de extensão ou hiperlordose.

- dimensão látero –lateral – no movimento de inclinação lateral da coluna.

- dimensão axial - no movimento de rotação das vértebras.

- dimensão crânio-caudal (achatamento) – na união dos vetores de força tracionando a vértebra para baixo.


Daniel Valpaços, osteopata, em 2013, descreveu:

“A Escoliose é a deformação permanente da coluna vertebral nas 3 dimensões do espaço, isto é: par cima ou para baixo, para a direita ou para a esquerda e para frente ou para atrás...”

Albert I. Kapandji descreve “ A Escoliose é uma inclinação lateral da coluna com uma rotação das vértebras”


Madeline Black, 2015 disse: “A escoliose é uma curvatura da coluna, uma mudança tridimensional em rotação dos segmentos do tronco”.

Onde define além das dimensões de rotação e inclinação, uma translação lateral da coluna.

Isso tudo porque o nosso corpo sempre possui o objetivo de buscar um alinhamento visual, e conforme a coluna vai modificando sua posição nas dimensões primárias, ocorre um escorregamento lateral das vértebras em busca de olhar o mundo de forma alinhada.

Desta forma, observando o pensamento desses grandes mestres da coluna, podemos ter uma nova visão desse grande complexo que é a escoliose, a traduzindo então em uma alteração postural em 5 dimensões.


Podendo afirmar então que a escoliose é sim: Uma alteração pentadimensional da coluna vertebral.


Conhecendo e observando a escoliose por esse novo ângulo, podemos definir com mais eficiência o tratamento, buscando movimentos que abordem cada uma dessas novas dimensões.

Você pode ter todos os benefícios do tratamento da escoliose através dos atendimentos presenciais na unidade Tijuca, ou através dos atendimentos on line na Fazendo Pilates em Casa.

Quer saber mais sobre nossos cursos de capacitação? e sobre o Curso de Escoliose? Acesse www.macursos.com.br e conheça nossos cursos.

#pilates #josephpilates #pilatesnador #pilatesdeverdade #pilatesemcasa #escolise #pilatesnaescoliose #tratamentodaescoliose #macursos #mabemestaresaude


26 visualizações
Ligue agora

Fixo - 21-4108-6305 

WhatsApp: 21 98281-5525

Horário de Funcionamento
Segunda a Quinta  07:00 - 21:00

Localização
Tijuca 

Rua Barão de Mesquita 482, sobreloja - Em frente ao SESC - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

  • Facebook M.A Bem Estar e Saúde
  • YouTube M.A Bem Estar e Saúde
  • Instagram M.A Bem Estar e Saúde
Fale Conosco