O que é o Gua Sha?

Atualizado: Mar 25

Olá, tudo bem?! Me chamo Patrícia Pinto, sou Fisioterapeuta e Terapeuta Holística, e estou aqui para divulgar uma técnica muito interessante e ainda pouco conhecida no Brasil, chamada Gua Sha.


A palavra gua Sha é de origem chinesa e é constituída por dois ideogramas:


刮 Guá = Raspar / arranhar

痧 Shá = Febre (Energia Perversa)

A tradução literal significa raspar para eliminar a energia perversa (febre).



Trata-se de uma técnica milenar chinesa, realizada através da utilização de ferramentas especiais (espátulas), deslizando-as firmemente sobre a pele.

Pode ser definida como acupuntura sem agulhas e massagem sem as mãos.


Tem por objetivo promover a hiperemia local (sha), aumentando, desta forma, o fluxo sanguíneo da área tratada, melhorando a nutrição tecidual, eliminando toxinas e através disso, gerar processo de recuperação.


Energeticamente falando, esse aumento da circulação sanguínea extingue estagnações nocivas de energia.


Segundo a MTC, a técnica consiste em mobilizar a energia sanguínea, melhorar o fluxo energético e expelir o Qi (energia) perverso.


Para a medicina chinesa, não existem lesões, o que existe é energia que flui ou não. Uma dor, uma lesão, ou qualquer problema de saúde, se resume a uma estagnação energética. Daí a importância do Gua Sha: fazer fluir a energia que estava estagnada!


E como funciona uma sessão de gua sha?


Após realização de uma profunda avaliação, o terapeuta utiliza suas espátulas para a realização da "raspagem energética", com materiais que variam de pedras e cristais a madeira.

Esse deslizamento sobre a pele gera uma "vermelhidão " local, que é o objetivo do tratamento, já que esta vermelhidão é o aumento do fluxo sanguíneo e oxigenação da área.

A utilização das espátulas promove um grande relaxamento e sensação de bem-estar, além de fortalecer o sistema imunológico e estimular o metabolismo. A agradável sensação de massagem associada a uma sensação de efeito mais profundo no corpo.



Benefícios do Gua Sha


*Atua como relaxante muscular

*Diminui dores

*Ameniza linhas de expressão, rugas, acne e manchas

*Melhora a circulação sanguínea

* Estimula o metabolismo

*Promove efeito "lifiting" na pele

*Reduz edema

*Serve como esfoliante natural



Indicações do Gua Sha:


*Sinusites;

*Enxaqueca;

*Problemas Reumatológicos;

*Dores em geral;

*Problemas digestivos;

*Asma;

*Fadiga crônica;

*Alterações metabólicas;

*Hipertensão;

*Alterações no sistema imunológico.


O Gua Sha pode ser utilizado com objetivo estético, uma vez que produz efeito semelhante ao botox, quando usado na face. Reduz linhas e rugas de expressão e seu efeito é gradativo, ou seja, quanto mais sessões, maiores os efeitos sobre a pele.


Então, minha opinião sobre esta maravilhosa técnica milenar : deve fazer parte de nossa vida, seja para que nos sintamos mais jovens e bonitas, ou para estarmos mais relaxadas e com o metabolismo em dia, ou para minimizar as dores do dia-a-dia!


Se interessou? Entre em contato com a MA Bem estar e Saúde e venha sentir os benefícios de uma técnica milenar! Beijo grande e até logo!


Conheça também nossos outros serviços na página da MA Bem Estar e Saúde ou nas aulas on line na página da Fazendo Pilates em Casa.


Quer saber mais sobre nossos cursos de capacitação? Acesse www.macursos.com.br e conheça nosso curso de Capacitação profissional em Pilates.


#pilates #pilatesparaemagrecer #josephpilates #pilatesnador #pilatesdeverdade #pilatesemcasa #osteopatia #fisioterapia #dor #dornacoluna #tratamento #rpg #terapiamanual #guasha #conehindu

16 visualizações0 comentário
Ligue agora

Fixo - 21-4108-6305 

WhatsApp: 21 98281-5525

Horário de Funcionamento
Segunda a Quinta  07:00 - 21:00

Localização
Tijuca 

Rua Barão de Mesquita 482, sobreloja - Em frente ao SESC - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

  • Facebook M.A Bem Estar e Saúde
  • YouTube M.A Bem Estar e Saúde
  • Instagram M.A Bem Estar e Saúde
Fale Conosco