O que é o Pilates Terapêutico?

Em 1914, Joseph Pilates, alemão nascido na cidade em München-Gladbach, próximo de Dusseldorf, cidade no Interior da Alemanha, na Prússia, foi para a Grã Bretanha em busca de emprego.


Por conta da eclosão da 1ª Guerra Mundial, em 5 de agosto, Joseph Pilates foi considerado um "inimigo estrangeiro", e teve que se registrar em uma delegacia de polícia local, por ser alemão em terras Inglesas. Ele foi apreendido junto a outros alemães e enviado para Ilha de Man e posteriormente transferido para o centro de internação Knockaloe com mais de 16000 internos.


Neste período de retenção, Joseph desenvolveu ainda mais seus exercícios. Utilizou a biblioteca do Campo 4 para estudar ainda mais sobre esporte, medicina e anatomia.



Observando a movimentação dos gatos que circulavam pelos campos ele aumentou sua busca pelo movimento e convidou todos que estavam junto dele a participarem de seus treinamentos. Montando dentro do Centro de internação um grande grupo para realização de suas atividades diárias de exercícios.

Mas Joseph Pilates começou a identificar no método da contrologia não somente uma função de preparação física, e apesar de não se ter certeza de sua atuação nos hospitais de campanha, vários relatos do próprio Joseph nos levam a acreditar que seu trabalho com o método se estendeu aos enfermos de guerra e que ainda durante seu exilio na guerra, Joseph “tratou” de soldados acamados os auxiliando em sua reabilitação.


… Lá encontrei pessoas que eram invalidas por causa de doenças de guerra e devido à sua prisão”.


Também em relação aos internados com deficiência, onde Joseph afirma:

“… Comecei a conceber máquinas para ajudá-las na sua reabilitação”.


Além dos relatos de que, durante a grande epidemia de Gripe em 1918, todos que estavam sobre seus cuidados ficaram imunes à doença, Joseph teria chegado a dar suporte aos feridos e acamados, adaptando seus exercícios e utilizando o que tinha pela frente como acessórios para os movimentos, o que veio a ajudá-lo, posteriormente, no desenvolvimento de seus aparelhos.

Para Joseph Pilates, o seu internamento em Knockaloe acabou por se revelar uma bênção. Ele, finalmente, teve tempo suficiente para desenvolver suas idéias de cultura corporal.” Eva Rinke(escritora de sua biografia)


Com o final da Primeira Guerra, em novembro de 1918, começa a repatriação dos alemães, mas Joseph só retorna a Alemanha em março de 1919, aos 36 anos.

Joseph continua o desenvolvimento de sua técnica, que passa a ser usada por bailarinos e até pela polícia alemã, quando, então, abre uma associação de Boxe.

Além disso observou-se que Joseph, após a guerra, se dedicou a reabilitar veteranos que apresentavam diferentes comprometimentos. Com seu conhecimento e experiência com a utilização dos movimentos, Joseph dedicou-se a auxiliá-los em sua reabilitação. Os médicos da época logo identificaram a melhora e os resultados desse processo, que aconteciam de forma rápida e eficiente e passaram a integrar o Pilates aos seus sistemas de reabilitação tradicionais.

Após sua ida para os Estados Unidos, o trabalho com a reabilitação continuou e em seu estúdio em Nova York Joseph recebeu diversos bailarinos lesionados e os fez retornar aos treinamentos através dos exercícios de Pilates.

Romana Kryzanowska foi uma das suas conquistas terapêuticas, apresentada a Joseph Pilates por George Balanchine, por causa de uma lesão no tornozelo. Joseph Pilates lhe disse: “ Bem mocinha, faça cinco aulas. Se funcionar continue, caso contrário, leve seu dinheiro de volta”. Romana aceitou. Conseguiu se recuperar totalmente e retornou às suas aulas de Ballet.


Outro exemplo do trabalho de Joseph Pilates com a reabilitação foi com Eve Gentry, que conheceu Joseph e Clara Pilates em 1955, após uma mastectomia que deixara seu braço sem movimento. Após um ano de aula já havia recuperado toda sua força e amplitude de movimentos.




Como vimos na história de Joseph Pilates, em sua época não existiam fisioterapeutas, entretanto Joseph Pilates em diversos momentos fora consultado por médicos sobre a utilização de seus exercícios na reabilitação não só física, mas também respiratória de diversos pacientes.


Em Nova York, o Dr James Garrick, ortopedista, criou uma das primeiras clinicas de medicina da dança em 1983 e, reconhecendo o valor do método Pilates, convidou o discípulo de primeira geração Ron Fletcher para ajudar na implantação do primeiro programa de Pilates com afiliação médica, ao mesmo tempo que outros ortopedistas importantes, encaminharam seus clientes para praticar o Pilates para pós-reabilitação.


Várias metas do Pilates são importantes para a Reabilitação e o Pilates Terapêutico tem hoje, principalmente no Brasil, um número crescente de adeptos, que buscam entre os vários benefícios do Pilates a sua reabilitação:


- Estabilidade do centro

- Flexibilidade

- Resistência

- Propriocepção

- Conexão entre corpo e mente

- Coordenação

- Força Muscular

- Postura

- Condicionamento físico e mental desenvolvendo um corpo harmônico

- Melhora a capacidade vascular

- Alivia tensões, stress e fadiga

- Mantem a mente alerta e melhora o estado geral de saúde

- Otimiza o desempenho esportivo

- Melhora a auto estima e proporciona um novo estilo de vida

- Desperta o SNC (Sistema Nervoso Central).


Toda a interação desses objetivos do Pilates fortalece sua função junto a fisioterapia trazendo para os clientes do Pilates Terapêutico benefícios inigualáveis, que atuam sobre o corpo de forma global, o que por muitas vezes fora deixado de lado com os tratamentos padronizados e segmentares da fisioterapia tradicional.


Você pode ter todos esses benefícios em nossos atendimentos presenciais na unidade Tijuca.

Conheça também nossos outros serviços na página da MA Bem Estar e Saúde ou nas aulas on line na página da Fazendo Pilates em Casa.

Quer saber mais sobre nossos cursos de capacitação? Acesse www.macursos.com.br e conheça nosso curso de Capacitação profissional em Pilates.

#pilates #pilatesparaemagrecer #josephpilates #pilatesnador #pilatesdeverdade #pilatesemcasa #osteopatia #fisioterapia #dor #dornacoluna #tratamento #rpg #terapiamanual #pilatesterapeutico

8 visualizações0 comentário
Ligue agora

Fixo - 21-4108-6305 

WhatsApp: 21 98281-5525

Horário de Funcionamento
Segunda a Quinta  07:00 - 21:00

Localização
Tijuca 

Rua Barão de Mesquita 482, sobreloja - Em frente ao SESC - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

  • Facebook M.A Bem Estar e Saúde
  • YouTube M.A Bem Estar e Saúde
  • Instagram M.A Bem Estar e Saúde
Fale Conosco