Pilates na prevenção de Doenças Cardiovasculares

Atualizado: Set 14

Na busca de uma melhor qualidade de vida, as mudanças nos hábitos alimentares, e o início da prática de atividade física, é o que vem logo em mente. As academias passam a ser nossa primeira opção na procura por uma vida saudável. Talvez por ainda não ser tão difundido, ou mesmo popular, o Pilates por muitos tido somente como um tipo de fisioterapia, vem ganhando na atualidade o seu espaço no mundo Fitness. Embora gosto não se discuta, o Pilates é uma boa opção para quem não gosta de exercícios de impacto e mesmo para fugir da mesmice que muitas vezes as academias acabam transmitindo.



Tá! Mais onde entra o controle das Doenças Cardiovasculares e Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT)?


Segundo CRUZ, BERNAL, CLARO, 2018, os principais problemas de saúde pública no Brasil, estão nas DCNT.


De causa multifatorial e com fatores de risco modificáveis, como o tabaco, consumo de álcool, a prática de atividade física insuficiente, as DCNT podem afetar qualquer pessoa, de qualquer idade e qualquer sexo. E o exercício físico controlado pode prevenir ou minimizar os prejuízos que as DCNT proporcionam.


Como disse anteriormente, nos dias atuais, o Pilates vem se estabelecendo como uma prática de exercício físico regular e para JUNGES et al.,2015 e FORTUNATTI, DELEVATTI, KRUEL, 2015, a sua aplicação tem potencial de prevenir as DCNT, visto que concilia exercício postural, de concentração e do Power House (sendo esse responsável pela estabilização do corpo), com foco nos músculos das costas e abdômen. Sendo capaz de reduzir a adiposidade intra-abdominal e relação cintura/quadril, com possível melhora ou prevenção do quadro das DCNT, através da mobilização da gordura depositada nessa região.


Já vimos que a prática de atividade física é benéfica para uma boa qualidade de vida, e sabendo que o Pilates se mostra eficaz seja na prevenção ou minimizando os efeitos das DCNT, temos aí, mais uma opção, uma alternativa para a promoção da qualidade de vida, como uma modalidade de exercício físico contemporâneo. Embora esse método tenha sido fundado por Joseph Pilates durante a década de 1920, hoje ele é difundido em todo o mundo como um dos exercícios mais completos pois ele traz benefícios para todo o corpo, melhora a postura, melhora dos quadros de dor, melhora da circulação sanguínea e melhora da capacidade respiratória, além de reduzir gordura abdominal, relação cintura/quadril provocando um impacto positivo na prevenção e tratamento das DCNT.


Procure aqui no Blog que você vai encontrar outros artigos para ler e conhecer mais sobre o Pilates, quem o criou, sua história, como funciona, sua prática e muitos outros benefícios que vão além da busca de um corpo ideal e sim de uma saúde integralizada, holística, voltada para o corpo, mente e espírito.

Me diz sobre o que gostaria de saber, suas dúvidas em relação ao Pilates e a sua prática, que teremos o prazer de tirar. Entre em contato, até mais !


Você pode ter todos esses benefícios nas aulas presenciais na unidade Tijuca ou Centro, ou através das aula on line Fazendo Pilates em Casa.

Quer saber mais sobre nossos cursos de capacitação? Acesse www.macursos.com.br e conheça nosso curso de Capacitação profissional em Pilates.

#pilates #emagrecer #pilatesparaemagrecer #josephpilates #pilatesnador #pilatesdeverdade #pilatesemcasa

Referências:

CRUZ, M. S. da; BERNAL R. T. I.; CLARO R. M. – Tendência da prática de atividade física no lazer entre adultos no Brasil (2006-2016). Cad. Saúde Pública 2018; 34(10):e00114817.

FORTUNATTI, C.; DELEVATTI, R. S.; KRUEL, L. M. O método Pilates na prevenção e tratamento do Diabetes Mellitus tipo 2. Arq. Cienc. Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 19, n. 1, p, 45-52, jan./abr. 2015.

JUNGES S et al. – Efeito do método Pilates em fatores de risco para doenças cardiometabólicas: uma revisão sistemática. Sci Med. 2015;25(1):ID19839.

Ligue agora

Tijuca - 21-4108-6305 

Centro - 21-3169-2976

WhatsApp: 21 98281-5525

contato@mabemestaresaúde.com.br

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta  07:00 - 22:00

Localização
Tijuca 

Rua Barão de Mesquita 482, sobreloja - Em frente ao SESC 

Centro

Avenida FranKlin Roosevelt, 39

sala 805 

  • Facebook M.A Bem Estar e Saúde
  • YouTube M.A Bem Estar e Saúde
  • Instagram M.A Bem Estar e Saúde
Fale Conosco