Pilates no tratamento das alterações posturais

Atualizado: Mai 10

Bom dia pessoal,

Sou Bruna Mayer fisioterapeuta da M.A Bem Estar e Saúde no Rio de Janeiro, especialista em Pilates e Reeducação postural, Instrutora dos cursos da MA Cursos, e coordenadora do curso de RPG/RBC.

Hoje vamos falar de Pilates no tratamento das alterações posturais


Joseph Pilates quando criou o método estabeleceu algumas características bem interessantes. Já dizia ele:

“Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas.”

E não é que ele tinha razão!

As alterações posturais estão cada vez mais relacionadas a hábitos diários incorretos, a imobilidade de nossas profissões, ao esforço excessivo e ao sedentarismo.



Nossos pacientes ao procurar o serviço de Pilates não apenas querem realizar uma atividade física de qualidade como também buscam a soluções de problemas que há muito tempo os acompanha. Como aquelas “chatas dores nas costas” que acontecem quase que diariamente.

Para isso uma avaliação adequada deve fazer parte do nosso protocolo inicial de atendimento.

Comece questionando ao seu paciente sobre seus hábitos diários, procure saber qual a posição em que ele trabalha, quais movimentos se repetem mais durante o dia, mas não só se apegue a isso, algumas pessoas possuem também hobbys que o levam a posturas inadequadas durante anos. Conheça bem seu paciente. Seu dia a dia trará informações importantes para que tenham sucesso no trabalho.

Saber quais posições provoca dor, como costuma dormir, como se porta na sua hora de descanso, vai te dar uma visão de como o corpo do seu paciente costuma se comportar e quais movimentos você deve fazer para que esses incômodos diários desapareçam.


Depois de conhecer bem o seu paciente de saber seus hábitos diários e seus hobbys, precisamos ver quais são as alterações posturais que ele apresenta. Vamos então a nossa avaliação postural.



Para começar sua avaliação peça que o seu paciente venha com o mínimo de roupa possível, shorts e tops são sempre bem vindos nesse momento.

Coloque seu paciente sobre um fundo branco ou atrás de um simetrógrafo para que as alterações posturais sejam mais bem observadas.


O primeiro passo é observar a estética postural. Se existe diferença na altura dos ombros, se os joelhos estão simétricos, se a coluna está alinhada. Utilize-se das quatro visões para isso, visão anterior, lateral direita, lateral esquerda e visão posterior.



Depois de observar a estética é importante verificarmos de fato as alterações, utilize o goniômetro e comece o seu trabalho pelos pés. Verifique se a tuberosidade do navicular está alinhada, ou se você observa um pé plano ou um pé cavo; avalie a clavícula e veja se na verdade esse é um ombro que está baixo ou o outro que está mais alto demais. Calcule o ângulo Q do joelho e defina se ele é valgo ou varo. Observe se a pelve está alinhada, rodada ou inclinada. Observe as escápulas do seu paciente, elas podem estar aladas, abduzidas ou em báscula.


Goniômetro


A coluna é parte essencial nesse processo. A lombar é a maior queixa de nossos pacientes, observe e teste para ver a presença de hiperlordose ou retificação lombar, hipercifose ou retificação torácica. A cervical também é importante, anteropulsão e retificação cervical cada dia são mais comuns. E não podemos esquecer de uma das patologias mais comuns da coluna, a escoliose.

A avaliação postural não pode se limitar somente a visão estética. Precisamos ver também a função desses segmentos. Teste a flexibilidade do seu paciente, tanto anterior de coluna, quanto lateral e em rotação. Teste cada um dos segmentos, com paciente tanto de pé quanto com ele sentado.

Pronto! Agora você tem informações suficientes para começar a organizar o seu tratamento.

A primeira providência a ser tomada é tirar o paciente da sua zona de conforto. Comece com exercícios que vão contra o padrão diário dele, mas cuidado, se o paciente já tiver alguma patologia associada temos que pesquisa-la antes.

Experimente propor ao seu paciente um movimento que ele nunca fez, mas não esqueça:

“Respeite seu próprio ritmo.”


Quer aprender mais sobre avaliação e Pilates na correção postural conheça nossos cursos.

Agora se você precisa de atendimento e quer conversar com a equipe da MA.

Entre em contato, envie sua pergunta e venha cuidar de você no nosso novo programa de fisioterapia Avançada o FIsioAll!


O FisioAll é a perfeita integração entre diferentes técnicas terapêuticas que tem como finalidade garantir o tratamento completo, inter e multidisciplinar dos nossos clientes, visando atingir resultados cada vez mais eficientes.


Nossos planos de tratamento associam técnicas conforme a orientação do profissional que fará sua avaliação e ainda de acordo com a sua escolha. Sendo possível mesclar as sessões de fisioterapia ambulatorial e Pilates e ainda realizar sessões de massagem relaxante, terapia manual, acupuntura e osteopatia, , nossa equipe irá trabalhar unida para atingir os seus melhores resultados.






27 visualizações0 comentário