Pilates pode melhorar minhas dores?

Qual o Impacto do Método Pilates no Alívio das Dores?


O Método Pilates, tem como base a Contrologia, que nada mais é que o controle consciente de todos os movimentos musculares.Com a contrologia podemos realizar exercícios de equilíbrio, fortalecimento, alongamentos, coordenação e respiratórios, que através de uma mecânica correta e uma execução bem orientada podem sim resultar na diminuição das dores.

A dor funciona como uma alerta, nosso corpo sinaliza que algo não está correto, essa dor pode ser aguda ou crônica. A dor gera um estresse ao organismo, ou até mesmo pode gerar uma incapacidade física.

Quando o assunto é dor, diversas dores surgem em nossas cabeças, mas segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população tem, ou terá em dor na coluna e pode ocorrer em todas as faixas etárias. No Brasil, 50 milhões de pessoas apresentam por ano a tal queixa, mas grande parte dos episódios não são incapacitantes.



O que gera dor na coluna?


A origem de dores nas costas são diversas, porém sua maior incidência acontece em: pessoas sedentárias, trabalhadores que realizam funções com sobrecarga na posição incorreta, pessoas que ficam longos períodos de pé ou sentados e indivíduos com encurtamentos musculares, que devido a pouca mobilidade há uma limitação dos movimentos e sobrecarga na coluna. Além das causas externas já citadas, temos as patologias como: Compressão Ciática, Cifose Escoliose, Hérnia de Disco, Hipercifose, entre outras.

Se seu caso não foi diagnosticado com uma patologia da coluna, suas dores podem ser o resultado de hábitos antigos de má postura, seja quando sentado, em pé ou andando. A má postura também pode estar ligada à falta de atividade física que leva ao enfraquecimento dos músculos que estabilizam a coluna, encurtamento muscular e estrutura tensionadas, gerando assim quadro álgico.


Como o Pilates pode ajudar a tratar minha dor?

O Pilates é indicado para o tratamento das dores de coluna, seja por patologia ou má postura, e até mesmo indicado para manutenção da saúde e prevenção, como lemos no artigo Como o Pilates ajuda a Previnir doenças.


Por trabalhar profundamente a musculatura do abdômen e promovendo mobilização articular com segurança e sem sobrecarga, os exercícios de Pilates são focando mais em qualidade do que em quantidade, gerando resultados mais eficazes e não prejudicando e nem sobrecarregando os músculos e articulações.

As dores são amenizadas, porque os exercícios proporcionam o realinhamento da coluna e o fortalecimento dos músculos abdominais. Com a prática, as dores tensionais, tendem a diminuir e até mesmo serem abolidas. Mesmo trabalhando sobre a ótica de resistência, definição do tônus e correção postural o Pilates atua no nível mental, com exercícios de alongamento, respiração e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse consequentemente reduzir a dor. O método apresenta ainda ganhos como conhecer pessoas novas, aprender uma nova atividade, mudança do foco de atenção, melhora da autoimagem e bem-estar.

Com Pilates é possível diminuir as chances de crises na coluna.


O Pilates é uma atividade é importante não só para quem nunca teve problemas de coluna, mas também para quem já sofreu com crises severas e não querem senti-las novamente.

O Método Pilates traz benefícios mentais e físicos, cuidando de você por completo!

Você pode ter todos esses benefícios nas aulas presenciais na unidade Tijuca ou Centro, ou através das aula on line Fazendo Pilates em Casa.


Quer saber mais sobre nossos cursos de capacitação? Acesse www.macursos.com.br e conheça nosso curso de Capacitação profissional em Pilates.


Ligue agora

Tijuca - 21-4108-6305 

Centro - 21-3169-2976

WhatsApp: 21 98281-5525

contato@mabemestaresaúde.com.br

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta  07:00 - 22:00

Localização
Tijuca 

Rua Barão de Mesquita 482, sobreloja - Em frente ao SESC 

Centro

Avenida FranKlin Roosevelt, 39

sala 805 

  • Facebook M.A Bem Estar e Saúde
  • YouTube M.A Bem Estar e Saúde
  • Instagram M.A Bem Estar e Saúde
Fale Conosco