Pilates! Um exercício completo!

Pilates, prevenção além do cuidado!


Já vimos por diversas vezes vários benefícios relacionados a essa atividade maravilhosa que é o Pilates.

Agora vamos falar um pouco de como o Pilates nasceu, e porque hoje é considerado uma das melhores atividades físicas para manutenção da saúde.



Joseph Pilates, um estudioso alemão, apaixonado por atividade física, estudou e praticou durante muitos anos diversos exercícios que o levará a buscar alguma atividade que considerava completa.

Joseph estudou exercícios calistênicos, cultura grega e romana, praticou boxe, musculação e mergulho. Além das atividades de força e resistência Joseph também foi praticante de Yoga, Kung Fu e Qi Gong, e buscava exercícios que trabalhassem não o corpo, mas também a mente e o espírito.

Assim nasceu o Pilates, depois de anos de estudos e de tantas práticas físicas diferentes, Joseph Pilates juntou o que de melhor poderia ter em cada uma delas e criou o método que ele mesmo denominou de Contrologia. Aplicou esse método em si mesmo durante anos e se dedicou a ensinar o controle da mente sobre o corpo a outras tantas pessoas.


Pilates e a reabilitação

Ao se deparar com pessoas doentes, acamadas e lesionadas pela guerra, pelo balé e pelo esporte, Joseph passou a utilizar o método como instrumento de reabilitação, construiu máquinas especiais para cadeirantes e fixou molas em macas para dar suporte a quem tinha dificuldade de se levantar.

Todo esse processo deu a Joseph bagagem sufiente para expandir seu método pelos EUA e em 1945 escrever um livro, que convidava a todos a “Retornar à vida através da Contrologia”.

Com sua morte o termo contrologia caiu em desuso e todos passaram a conhecer o método do Joseph Pilates, o método do Pilates, o Pilates! E levaram como ensinamento as palavras de Joseph:

“Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada, valem por muitas horas de ginástica.”


Muito utilizado, no Brasil, pela área da fisioterapia, o Pilates tem diversas funções: reabilitação, manutenção da saúde do corpo, correção postural, prevenção de lesões entre outras. O pilates é por muitas vezes utilizado nos consultórios como um método de tratamento e prevenção das deformidades e lesões físicas.

Mesmo com todas essas funções relacionadas ao tratamento o Pilates nos ensina, com o tempo de trabalho, que seus benefícios gerais relacionados à saúde vão muito além disso.

Joseph Pilates descrevia em sua bibliografia que todas as pessoas deveriam se preocupar mais com a saúde, ao invés de se tratar depois que a doença chega.

Temos que concordar com ele. A prevenção é sem dúvida a melhor forma de tratar uma patologia. É melhor prevenir do que remediar.

Além da função de reabilitar o Pilates nos traz benefícios com uma função essencial de prevenção: a melhora na ativação da circulação sanguínea, o fortalecimento e alongamento muscular, a correção postural, o trabalho de consciência corporal e espacial, a obtenção do equilíbrio, o estímulo a coordenação dos movimentos, o fortalecimento do centro do corpo e todo trabalho respiratório, transforma o Pilates em um grande aliado no processo de cuidado geral com a saúde.

Além da ação importante de prevenção de lesões, ele também se apresenta como um importante aliado para diminuir os riscos com a osteoporose, a artrose, as quedas nos idosos, a perda de mobilidade, e a diminuição da coordenação e equilíbrio.


Porque o Pilates é tão completo?




Com a associação de exercícios em diferentes posições, sentado, deitado, e em pé, o Pilates utiliza o próprio peso corporal associado a resistência elásticas para trabalhar todo corpo humano ao mesmo tempo. Os exercícios aliam contrações concêntricas e excêntricas o que possibilita o ganho de força e a manutenção da flexibilidade muscular.

Os exercícios de pé, auxiliam na manutenção do equilíbrio e promovem uma melhora da postura e do fortalecimento do centro do corpo.

A graduação dos exercícios originais de solo, o MAT 34, auxilia a transposição de posturas, levando o cliente da posição deitada, até a posição de pé, passando por sentada, joelho e quatro apoios.

Acessórios como a bola e a plataforma do reformer auxiliam na manutenção do equilíbrio.

E os movimentos associados com a respiração e a contração do power house, trabalham a coordenação motora e conectam o cliente através do seu corpo e mente.


É ou não é um exercício completo?


Já dizia Joseph, “o meu método deve ser bom, nunca perdi um dia de minha vida, nunca precisei tomar nenhum remédio, o mundo todo deveria experimentar a contrologia”


Você pode ter todos esses benefícios nas aulas presenciais na unidade Tijuca, ou através das aula on line Fazendo Pilates em Casa.

Quer saber mais sobre nossos cursos de capacitação? Acesse www.macursos.com.br e conheça nosso curso de Capacitação profissional em Pilates.

#pilates #emagrecer #pilatesparaemagrecer #josephpilates #pilatesnador #pilatesdeverdade #pilatesemcasa #pilatesnareabilitação #pilatesdeverdade

34 visualizações
Ligue agora

Fixo - 21-4108-6305 

WhatsApp: 21 98281-5525

Horário de Funcionamento
Segunda a Quinta  07:00 - 21:00

Localização
Tijuca 

Rua Barão de Mesquita 482, sobreloja - Em frente ao SESC - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

  • Facebook M.A Bem Estar e Saúde
  • YouTube M.A Bem Estar e Saúde
  • Instagram M.A Bem Estar e Saúde
Fale Conosco