Por que devo fazer uma avaliação com o fisioterapeuta?

Atualizado: Mar 25

Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre a verdadeira função do fisioterapeuta. Alguns acreditam que eles seguem as prescrições do médico e outros mal sabem o que esses profissionais estudam. Vamos primeiro entender o que é o fisioterapeuta


Fisioterapeuta é um profissional com nível superior que estuda todas as funções do corpo humano e suas disfunções, ou seja, quando o corpo humano não está funcionando direito. A partir disso o fisioterapeuta estuda diferentes técnicas e métodos que podem ajudar a prevenir e tratar essas disfunções ou alterações do funcionamento normal do corpo humano.



Em que área o fisioterapeuta atua?


O fisioterapeuta pode atuar em qualquer área da saúde, assim como o médico ele pode se especializar em diversos segmentos como:

- Ortopedia – para tratar e prevenir os problemas de ossos e articulações

- Traumatologia – para reabilitar uma pessoa após um trauma ou lesão

- Pneumologia – para trabalhar com a reabilitação do sistema respiratório

- CTI – para trabalhar em hospitais com pacientes graves

- RPG – Para trabalhar com alterações posturais tanto da coluna vertebral quanto de outras regiões como ombros, joelhos e pés

- Fisioterapia do trabalho – trabalhando na prevenção de doenças relacionados as atividades do trabalho

- Acupuntura – utilizando a Medicina tradicional Chinesa como instrumento de prevenção e tratamento

- Pilates – utilizando o movimento como forma de prevenção e tratamento das diferentes disfunções do corpo humano

- Além de DTM (Disfunções Temporo Manibulares), estética, pediatria, etc..

Quando eu devo procurar um fisioterapeuta?

O fisioterapeuta é um profissional de primeiro contato, portanto você pode procura-lo sempre que encontrar alguma disfunção, dor, alteração postural, ou perda de função no seu corpo. Não é necessário que você passe antes pelo médico, uma vez que a formação do fisioterapeuta possibilita ele de te avaliar e determinar qual o seu quadro clínico e quais técnicas terapêuticas serão aplicadas para cuidar de você da forma correta.


Por que fazer uma avaliação com o fisioterapeuta?

Diferente do médico o fisioterapeuta não procura em você a doença, ele procura a disfunção. Durante a avalição com o fisioterapeuta ele vai entender quais estruturas ósseas, articulares, órgãos e vísceras não estão funcionando de forma de correta e vai determinar porque elas não estão funcionando bem, assim o próprio fisioterapeuta pode solicitar algum exame complementar ou até mesmo pedir para você faça uma consulta com um médico caso haja necessidade.


Nessa avaliação o fisioterapeuta já vai te ensinar todos os cuidados e atenções que você deve no seu dia a dia, vai fazer testes para verificar as causas e consequências das suas disfunções e vai junto com você determinar qual o melhor tratamento para ser aplicado no seu caso.



Para escolher o tratamento o fisioterapeuta usa todo o conhecimento adquirido na faculdade, onde ele estudou física, química, biologia, para entender todos os recursos que o fisioterapeuta tem. Esses recursos podem ser de termoterapia ( quente ou gelo) de eletroterapia (ultrasson, infravermelho, tens ...) terapia manual (liberação muscular, mobilização articular, liberação nueral) entre tantos outros que o fisioterapeuta se especializou para executar da melhor forma o seu tratamento. Por isso não tenha dúvidas em procurar seu fisioterapeuta sempre que sentir algo diferente é o acompanhamento semanal dele que te aproxima de um trabalho de reabilitação e prevenção de forma completa, pois é no dia a dia das sessões de tratamento que ele vai entendo quem é você, quais as suas necessidades e como ele pode usar todos os recursos que ele sabe para cuidar de você! A fisioterapia de verdade começa em uma boa avaliação, não abra mão disso, para cuidar de você ele precisa te conhecer!

38 visualizações0 comentário